Autoavaliação
A autoavaliação envolve a capacidade de ser um juiz realista do próprio desempenho, apresentando como principais vantagens (a) fornecimento feedback oportuno e eficaz, (b) promoção a prática reflexiva e de automonitorização; e (c) desenvolvimento da aprendizagem autorregulada.
A ferramenta envia automatica e instantâneamente, por e-mail, um relatório de autoavaliação das competências digitais aos respondentes indicando o nível de proficiência por esses atingido, contendo resultados gerais e por área.
Institucional
Em uma segunda fase esta ferramenta foi atualizada possibilitando à investigadores e instituições o cadastramento de seus projetos por meio do uso dos questionários já cadastrados e a inclusão de novos. Dessa forma a ferramenta possibilitará a adoção por toda comunidade científica com a disponibilização integral aos dados (anônimos).
Essa funcionalidade permitirá, por exemplo, que uma instituição de ensino promova uma avaliação do nível de proficiência das competências digitais docentes e possa realizar análises estatísticas inferenciais com base nos dados integrais (em breve).